A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) sediou um momento histórico. Foi a entrega da Medalha Boticário Ferreira para a Cacique Pequena. A homenagem, feita pelo vereador Sargento Reginauro, marca a primeira homenagem a um indígena na história da Casa. A sessão solene aconteceu na última sexta-feira (2) e contou com a presença da tribo Jenipapo-Kanindé.
Entre apresentações tradicionais da tribo, orações, exibições de matéria realizada pela TV Fortaleza, e Storytelling, Maria de Lourdes da Conceição Alves, Cacique Pequena, afirmou ser a primeira vez que recebe condecoração de um Sargento, referindo-se ao vereador que por 24 anos prestou serviços para o Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE). “Já recebi
homenagem de muita gente, mas nunca de um sargento. Para mim, enquanto mulher indígena, a primeira cacique feminina do Brasil, receber essa medalha representa muita coisa, é a força da mulher cearense e brasileira”, agradeceu Pequena, após receber a Medalha.
Para prestar esta homenagem o Sargento Reginauro esteve pessoalmente na tribo, a fim de conhecer as lutas e as vitórias da Cacique Pequena, que apesar da altura tem uma grandeza como pessoa e líder trazendo inúmeros benefícios para sua comunidade. Segundo o vereador, na visita, realizada no mês de junho desse ano, constatou-se quão próxima é a relação de Pequena com a Natureza, ou melhor a “Mãe Natureza”, como ela costuma chamar. Durante a sessão, a Cacique afirmou que compõe suas músicas no “mato”, em meio às árvores, é tanto que todas as mais de 20 cantigas destacam a importância da preservação.
Fizeram parte da mesa a Secretária da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, juntamente com a vereadora Larissa Gaspar (PT); Daciane Barreto, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira; Fábio Alves da Organização dos Professores Indígenas do Ceará – OPRINCE; Dra. Zelma Madeira da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (Ceppir); Julio Carls, presidente Nacional da Cruz Vermelha e Allan Damasceno, presidente Estadual da Cruz Vermelha.
Leia mais:
Sargento Reginauro apresenta emendas para melhorar Código da Cidade
Reginauro Sousa se preocupa com a Natureza e sugere emendas para Plano Diretor de Fortaleza
Violência contra mulher: A luta não é só nossa!
Sargento Reginauro visita Casa da Mulher e apresenta Projeto para mulheres vítimas de violência