O vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro, visitou na manhã desta segunda (12), a Associação Comunitária de Ajuda Mútua do Pirambu (ACAMP). O intuito principal da visita foi conhecer o projeto e realizar a doação de leite para contribuir na alimentação das pessoas atendidas. No entanto, ao chegar no local, o vereador se deparou com equipes do Posto de Saúde Guiomar Arruda trabalhando na ACAMP há mais de um ano, sem nenhuma contribuição do município. Os custos gerados são pagos pela própria instituição.

O Posto de Saúde Guiomar Arruda, localizado no Pirambu, está em reforma desde outubro de 2018. Inicialmente o prazo de conclusão era em abril deste ano, mas foi prorrogado para setembro. Porém, o Sargento Reginauro foi até a obra do posto, que está avaliada em quase R$ 800 mil, e viu que não há possibilidade de conclusão no mês seguinte, setembro.

Segundo o mestre de obras e os operários, a intenção inicial era apenas de reforma, mas, posteriormente, foi solicitado refazer a estrutura, pois parte dela estava comprometida.

O que seria uma reforma se tornou em uma nova construção. “O problema é que uma obra como essa, paga com um recurso público deveria ter passado por um projeto de construção. Nós gastamos muito mais dinheiro porque não há seriedade com os recursos. Faz uma coisa, depois desfaz pra fazer de novo. Enquanto isso o nosso dinheiro público vai sendo torrado e a população vai ficando na miséria!”, frisou Sargento Reginauro.

Conforme o que foi visto, não há possibilidade de entrega do Posto no mês que vem, em setembro. Tanto que a Prefeitura de Fortaleza informou às equipes de saúde que, apenas em outubro eles retornarão às atividades. Porém, acredita-se que esse prazo ainda não será suficiente. A obra está em andamento, mas longe de ser concluída. Enquanto isso, duas das cinco equipes permanecerão na ACAMP.

O coordenador da Associação Comunitária de Ajuda Mútua do Pirambu, Ismar, informou que cedeu o prédio para o funcionamento do posto para não deixar a população desamparada, no entanto isso está gerando grandes custos à ACAMP. Segundo ele, só as despesas de água e luz dão em torno de mil reais. Apesar de estar usufruindo do prédio, a Prefeitura não contribui e todas as despesas ficam por conta da Associação, que não é conveniada ao município e nem ao Estado.

ACAMP

A Associação Comunitária oferece reforço escolas no contraturno de crianças do bairro, além de cursos profissionalizantes e atendimento para idosos. Lá são atendidas aproximadamente 100 crianças e idosos. A entidade se mantém apenas com doações desde 2013 com cerca de quatro mil padrinhos. Esses padrinhos realizam a doação de roupas, alimentação e em dinheiro.

Para ser um dos padrinhos, basta entrar em contato através do (85) 3236. 3448.

Faça o bem, realize a sua doação!

Comentários