Sendo o primeiro parlamentar a abordar sobre a reabertura do comércio de Fortaleza, através de ofício, enviado ao governador Camilo Santana, o vereador de Fortaleza Sargento Reginauro (PROS) requer a retomada gradual do comércio no Ceará, especialmente em Fortaleza. O vereador também propôs uma emenda ao projeto de lei complementar 0022/2020, no qual solicita reabertura gradual do comércio e serviços na Capital. 

LEIA AQUI A EMENDA ADITIVA Nº 0016/2020 AO PROJETO COMPLEMENTAR Nº0022/2020

“Nós entendemos a necessidade da quarentena, por isso não estamos pedindo pelo seu fim, mas sim por uma flexibilização. Muitos comerciantes e até empregados estão à beira da falência, passando por dificuldades, então nós precisamos salvar esse povo de modo que não morram de fome e nem de Covid-19”, defende o parlamentar. Ele explica que o funcionamento dos estabelecimentos aconteceria conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para não contribuir com a proliferação do vírus. 

Segundo Reginauro, autor da emenda e do ofício ao governador, o objetivo é colaborar com as discussões acerca da reabertura do setor produtivo, tendo em vista que concentra quase a metade do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará. Por outro lado, Camilo Santana já havia se mostrado favorável à ideia quando afirmou, através do Decreto 33.547, que havia um grupo de trabalho estudando sobre a retomada da atividade econômica no Estado. 

“Os beneficiados serão diretamente aos cidadãos e às cidadãs que anseiam pela retomada gradual e segura das atividade comerciais e prestação de serviços em nosso Estado, principalmente na Capital. Precisamos pensar neles!”, salienta Reginauro, que solicitou conjunto de ações para o combate ao Coronavírus. 

PL 22

O PL 22 dividiu os vereadores e gerou polêmica na Casa, pois solicitava duras sanções para estabelecimentos que descumprissem o isolamento social. Multas e cassação do alvará de funcionamento eram uma das penas, contudo, após pressão popular e do legislativo, a Prefeitura recuou e retirou da pauta de votação, porém matéria continua em análise. 

Assista vídeo: 

Acesse o ofício entregue ao gabinete do governador Camilo Santana aqui

Acesse a emenda aditiva do vereador Sargento Reginauro que solicita abertura parcial e gradual dos comércio em Fortalaza

Leia também: 

Justiça determina liberação de atividades econômicas em Fortaleza

A CGU aponta sérios erros contra a gestão de RC e você precisa saber

Servidores do IJF denunciam falta de proteção

Reginauro denuncia falta de combustível para viaturas da PM

Comentários