Após as medidas mais restritivas de tráfego e circulação de pessoas decretadas pelo Estado e pelo município com a intenção de conter o avanço do novo coronavírus, a população só deve transitar pela cidade para atividades essenciais, contudo, segundo o vereador Sargento Reginauro (PROS), o trabalho exercido por cuidadores de animais abandonados também é uma função social que deve continuar, mesmo durante o lockdown.

O parlamentar pede, através de requerimento, a livre circulação dessas pessoas que se encontram impedidas, já que estas “realizam um papel muito importante na sociedade, ao tempo que cuidam dos bichinhos que vivem nas ruas ou em situação de abandono, sendo maltratados”. Além disso, no pedido enviado ao gabinete do Prefeito Roberto Cláudio, o vereador solicita informações sobre essa permissão, de modo a ser orientado sobre como está acontecendo atualmente.

ACESSE O REQUERIMENTO 

Até julho de 2019, segundo a Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), tínhamos 132 mil cães e gatos vivendo nas ruas ou sem situação de abandono, estes dependem da solidariedade dos outros que se comovem com a situação e levam água, comida e carinho. “Essas pessoas tentam, como podem, ajudar estes animais abandonados e, ao mesmo tempo, prestar um relevante serviço voluntário de saúde pública. Diariamente levam alimentos, água e carinho, enquanto paralelamente correm atrás de voluntários que possam ajudar tanto financeiramente quanto na busca por um novo lar para estes animais desamparados”, salientou o vereador, que desde quando assumiu o seu mandato, em fevereiro de 2019, abraçou a causa animal.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, existem mais de 30 milhões de animais sem um lar, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. “Aqui, em nossa cidade, esses animais costumam buscar ajuda e abrigo em universidades, cemitérios, praças, lagoas como a da Parangaba e da Messejana e que agora estão sem movimento, após o Decreto 14.663, de 05 de maio de 2020. “No entanto, solicito que a circulação destes cuidadores, verdadeiros heróis anônimos, seja permitida pela proteção dos nosso animais”, enfatizou o vereador, que apresentou um conjunto de medidas para combater o coronavírus.

VEJA AO VÍDEO DO VEREADOR

Leia também:

COVID-19: Sargento Reginauro apresenta medidas para o combate ao coronavírus

Reginauro e OAB tratam sobre causa animal e famílias vítimas de golpe com André Costa

Vereador de Fortaleza visita UIPA e apresenta emenda de proteção animal

Comentários