“Nossa instituição completa 94 anos de luta, sofrimento e necessidade de reconhecimento”, foi com esse sentimento que o vereador de Fortaleza e bombeiro militar, Sargento Reginauro (sem partido), deu início à sessão solene em alusão ao aniversário de 94 anos de fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). A sessão aconteceu na tarde desta segunda-feira (26), no plenário Fausto Arruda da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luís Eduardo Soares de Holanda.

O vereador homenageou toda a instituição através de 17 irmãos de farda, pessoas que representam unidades e grupos, como: Banda de música, Núcleo de Busca e Salvamento, Bombeiras e Projetos Sociais. Entre os homenageados está a primeiro-tenente BM, Isabel Cristina Marques de Almeida, que em breve representará o Ceará numa competição nacional de salvamento veicular. “Que feliz eu fiquei por ter sido escolhida como uma das representantes desse grupo de mulheres maravilhosas, que são as Bombeiras militares”, disse.

Primeiro-tenente BM, Isabel Cristina Marques de Almeida

Além de representantes estes são profissionais que se destacaram no exercício da função. Profissionais que Sargento Reginauro conhece de perto e os define como “mulheres e homens de carne e osso, que apesar de serem considerados heróis, são humanos. Choram, sangram, cansam, têm sede e fome, têm família, morrem. Morrem no serviço ou fora dele, mas morrem”. No entanto, enfatiza que, independente das circunstâncias, eles sempre se* orgulham de sua profissão. “Eles sempre têm orgulho de dizer que são bombeiros militares”. O comandante-geral fez questão de dizer sobre a sua felicidade em comandar a instituição e ainda frisou: “Parabéns a todos os homenageados. Vocês representam bem o que é ser Corpo de Bombeiros!”.

Comandante-geral, Cel. Holanda.

O deputado federal, Capitão Wagner, esteve presente e aproveitou sua fala para cobrar uma iniciativa do Governo do Estado sobre o déficit de efetivo do Corpo de Bombeiros, que deveria ser de quase 4 mil e não passa de 1.500. “Vamos trabalhar para que o efetivo do Corpo de Bombeiros seja ampliado. Temos cobrado do Governador o aumento do efetivo”, frisou. Para Sargento Reginauro, muita coisa mudou desde 1995, quando ingressou nas fileiras da corporação, “mas ainda padecemos de investimento para equipamentos e estrutura”. O vereador enfatizou, ainda, sobre a não regulamentação da carga horária: “Não temos carga horária regulamentada. Somos bombeiros 24 horas por dia”.

Deputado federal e pré-candidato a prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner

Em resposta, o comandante-geral Cel. Holanda informou que em breve os 220 novos soldados serão nomeados, outros 50 oficiais estão finalizando a academia, e já foi autorizada pelo governador a formação de mais 300 alunos. “Parece pouco, mas é mais de um terço do nosso efetivo”, enfatizou o comandante, que constantemente recebe o vereador e presidente da Associação dos Profissionais da Segurança (APS), Sargento Reginauro, com a cobrança da nomeação da segunda turma, que aguarda nomeação há cerca de 10 meses.

Incêndios florestais e queimadas

“Quando se fala das queimadas da Amazônia, lembremos também das queimadas no interior do Ceará, onde deve ter Bombeiros atuando. Essas aqui também precisam de gritos, sem cunho político”, lembrou o vereador Sargento Reginauro, após ter comentado sobre o trabalho dos bombeiros em Brumadinho, inclusive cearenses.

Segundo o Cel. Holanda, o Ceará enviou uma turma de busca e salvamento para Brumadinho e também colocou o efetivo a disposição no combate a incêndio na Amazônia. No entanto, assim como Reginauro, o comandante salientou o aumento de 400% nos incêndios no Ceará, que deslocou esforços para o Interior do Estado. “Antes, o único quartel que tinha primeiro e segundo socorro era o Central, em Fortaleza. Hoje, são sete que possuem esse efetivo”, concluiu.

Bombeiro: profissional mais confiável!

O bombeiro militar foi apontado, pela 11o vez consecutiva, como o profissional mais confiável do país. A pesquisa foi realizada pelo Ibope em 144 municípios brasileiros e nestes os soldados de fogo foram o primeiro lugar no ranking, com um índice de 96% de aprovação. Isso ocorre também no exterior, conforme um estudo realizado no Brasil, Estados Unidos e Europa, 92% dos entrevistados elegeram o profissional do fogo como o de maior confiabilidade diante de todas as outras profissões. “Esse reconhecimento só não parte do Estado, que não investe em efetivo e em condições dignas de trabalho. Nossa instituição precisa de nós. Nenhum passo daremos para trás!”, desabafou o vereador e presidente da Associação dos Profissionais da Segurança (APS), Sargento Reginauro.

Convidados e homenageados

A Mesa foi composta pelas seguintes autoridades: comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luís Eduardo Soares de Holanda; deputado federal Capitão Wagner; deputado estadual Soldado Noélio; deputado estadual Tony Brito; vice-presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, tenente-coronel PM, Homero Catunda Batista; vice-presidente da Associação dos Praças do Estado do Ceará, sargento Edson Borges e o diretor da Associação dos Profissionais da Segurança (APS), Francisco Stelmann Fernandes de Albuquerque.

Já os certificados foram entregues para: comandante- geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luís Eduardo Soares de Holanda; coronel BM, José Sarto Maciel dos Santos; tenente-coronel BM, Homero Catunda Batista; major BM, Ana Paula Pereira da Silva Godinho; segundo-tenente QO BM, Erivaldo de Almeida Silva; primeiro-tenente QO BM, José Veras Neto; primeiro-tenente BM, Isabel Cristina Marques de Almeida; tenente BM, Sebastião de Vasconcelos Monte; subtenente BM, Francisco Haroldo de Lima Filho; subtenente BM, Francisco José de Sousa da Silva; subtenente BM, Valfredo de Sousa Rocha; primeiro-sargento BM, Francisco Rui de Sousa; primeiro-sargento, Francisco Edson Melo Vasconcelos; cabo BM, Stela Martins; cabo BM, Nei Ramos Júnior e o soldado BM, João Hélder Araújo de Lima.

Comentários