O vereador Sargento Reginauro, bombeiro militar durante 24 anos, realizará, na próxima segunda-feira (26), às 16h, Sessão Solene em comemoração ao aniversário de 94 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A sessão, que acontecerá na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), homenageará 17 bombeiros militares que prestaram excelentes serviços à sociedade cearense e, desse modo, se destacaram. A sessão contará com a presença do Comandante Geral do CBMCE, Cel. Luís Eduardo Soares de Holanda, deputado federal, Capitão Wagner e dos estaduais Soldado Noelio e Tony Brito.
Sargento Reginauro enfatiza a importância do Corpo de Bombeiros para a população e as mudanças que esta instituição proporcionou na sua vida. “São 94 anos de orgulho e dedicação de nobres guerreiros, que diariamente se empenham na missão que lhes foi dada. Foi através desta instituição que construí e conquistei muita coisa. Ela me formou enquanto homem e enquanto profissional. Tenho orgulho de dizer que EU SOU BOMBEIRO MILITAR!”, salientou Reginauro emocionado ao lembrar da sua experiência no Corpo de Bombeiros.
Com a Sessão Solene, o vereador pretende homenagear e reconhecer o excelente trabalho de seus colegas de profissão, colegas que, segundo ele, “não são heróis, não são heroínas, são homens e mulheres que assumiram o dever de salvar. E salvar vidas, independente de que vidas sejam, vidas alheias. Vidas por vidas, é o que nos move!”.
94 anos de fundação
Criado pelo Desembargador José Moreira da Rocha, então Governador do Estado, o Corpo de Bombeiros, inicialmente denominado Pelotão de Bombeiros, foi fundado em 8 de agosto de 1925, por meio da Lei nº 2.253. No início, a intenção principal era o combate de incêndios em Fortaleza. Já em 1934, passou a se chamar Corpo de Bombeiros e contava com um efetivo de 30 homens, advindos da Polícia Militar e da Guarda Civil.
Bombeiro: profissional mais confiável!
O bombeiro militar foi apontado, pela décima primeira vez consecutiva, como o profissional mais confiável do país. A pesquisa foi realizada pelo Ibope em 144 municípios brasileiros e nestes os soldados de fogo foram o 1º lugar no ranking, com um índice de 96% de aprovação. Isso ocorre também no exterior, conforme um estudo realizado no Brasil, Estados Unidos e Europa, 92% dos entrevistados elegeram o profissional do fogo como o de maior confiabilidade diante de todas as outras profissões. “Esse reconhecimento só não parte do Estado, que não investe em efetivo e em condições dignas de trabalho“, desabafou o vereador e presidente da Associação dos Profissionais da Segurança (APS), Sargento Reginauro.