O vereador de Fortaleza realizou uma audiência pública para tratar sobre a falta do profissional de educação física nas escolas do município bem como nos equipamentos públicos. A audiência foi realizada na última quarta-feira, 21, no auditório Vereador Ademar Arruda e teve a participação do vereador Benigno Júnior, a professora Aldeisa Gadelha, presidente da Comissão Educação Física Escolar e representante do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5),  Ricardo Catunda, conselheiro do Conselho Federal de Educação Física,  Paula Virgínia, professora de Educação Física, e representante do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (APEOC) e Rodrigo Alves Andrade, presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física (SINPEF).

No dia, as discussões foram sobre a legitimidade do profissional em atuar nas escolas ao invés de pedagogos, que é uma prática comum nas escolas públicas municipais. Além disso, foram discutidos meios para que o profissional tenha seu reconhecimento em todos os âmbitos sociais, enxergar suas reais necessidades e como regulamentar a profissão para que esta seja entendida como um dos fatores principais para o desenvolvimento de uma criança na área cognitiva, intelectual e social. 

Assista a audiência pública que foi transmitida ao vivo no Facebook

Ao fim do encontro, foram estabelecidas medidas que deverão ser tomadas, como encaminhamentos de propostas de projetos de Lei que possam beneficiar os profissionais na atuação do seu trabalho para crianças e adolescentes e como consequência para toda a população. Uma vez que o profissional possa atuar e ter um ambiente adequado para realizar as atividades, a consequência é de que todos ganham uma vida mais saudável. 

NA SESSÃO PLENÁRIA

Na última quinta-feira, 22, em sessão plenária, o vereador de Fortaleza abordou sobre a audiência, dizendo da sua importância sobre o desenvolvimento na área da psicomotricidade de um indivíduo, que pode impactar na sua vida adulta pois, quando não desenvolvida por profissionais capacitados quando criança, diversos impactos negativos são desencadeadas.

Além disso, cobrou a presença de um representante da secretária municipal de Educação para ouvir as problemáticas esplanadas pelas seis entidades que foram representadas pelos presentes, bem como os profissionais de educação física que se formaram na plateia.

Veja meu pronunciamento 

Comentários