O vereador de Fortaleza e candidato à reeleição, Sargento Reginauro 90193, abraçou a causa animal desde o início do seu mandato, em fevereiro de 2019. Ele é um ativista nato na defesa dos animais que não possuem o direito de fala, especialmente quando precisam de cuidados e que seus direitos sejam garantidos. Tal defesa é uma de suas bandeiras, desde antes da vida política. Logo, trata-se de uma causa pessoal do parlamentar.
Contudo, enquanto vereador de Fortaleza, Reginauro contribuiu para que a causa avançasse na cidade, ganhasse mais peso e visibilidade, em especial com a inclusão dos maus tratos no rol de crimes do boletim eletrônico. Até durante a pandemia, quando todos estavam em regime de isolamento social, o vereador se preocupou com a situação dos animais abandonados, tanto que solicitou, através de requerimento, que fosse permitida a circulação dos cuidadores durante lockdown.
Reginauro Sousa também criou emendas de proteção animal ao Código da Cidade 2020. Uma delas foi a proibição de exibição de animais em circos e apresentações artísticas, que foi acatada pelos vereadores. Além disso, enquanto suplente do senador Eduardo Girão (Podemos), o vereador também se posicionou favorável em suas redes sociais sobre a lei que estabelece pena de dois a cinco anos de reclusão para quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos, que, posteriormente, foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Importância da adoção
Além de ativista e defensor, Reginauro também é cuidador. Inclusive, recentemente adotou uma cadela que havia sido abandonada e que precisava de um novo lar. Logo que viu o anúncio, demonstrou-se prontamente interessado e a adoção foi efetivada. “A Branquinha é a alegria da casa. Ela e o Dino, seu irmão mais novo, formaram a dupla perfeita. Eles dois vieram para preencher um vazio que o Lupi, que eu perdi no começo do ano, deixou. Inclusive, é importante salientar que todo animal merece um lar, merece carinho e atenção!”, afirmou Sargento Reginauro ao receber a Branquinha em sua residência, no Bairro Ellery.
- Confira também:
Reginauro solicita circulação de cuidadores de animais abandonados durante lockdown
Reginauro e OAB tratam sobre causa animal e famílias vítimas de golpe com André Costa
Vereador de Fortaleza visita UIPA e apresenta emenda de proteção animal