“Quando você chega a Fortaleza, vindo de fora, você não encontra referência de um dos aspectos mais marcantes da nossa cultura que é o humor cearense e precisamos dessa identidade!”, salientou o vereador Sargento Reginauro ao apresentar o PL 399/21, que, na última semana, começou a tramitar na Câmara Municipal. O Projeto de Lei cria o Programa Ieeeii (referente a vaia cearense) que fomenta a identidade visual de Fortaleza como Capital do Humor com a intenção de se apropriar do humor, que é traço marcante do Ceará em âmbito nacional.
Reginauro faz um comparativo entre Fortaleza com outras cidades como Olinda, que têm referência do frevo por toda cidade, e Salvador, com a cultura afro-brasileira estampada em cada canto. Portanto, pretende com o Ieeeii criar um programa permanente de divulgação, inclusive nos espaços e logradouros públicos, de símbolos e imagens que sejam referência de humor para a cidade. Além disso, prevê: o desenvolvimento de eventos culturais como o Concurso Nacional de Ideias; o Selo Ieeeii para artistas e institui o Dia do Humor Cearense, a ser celebrado em 30 de janeiro, data que marca o dia em que o cearense vaiou o sol.
A ideia surgiu durante as gravações do Cine Holliúdy, há alguns anos, no qual o vereador atuou como Cabo Amâncio. Surgiu em conversa com o humorista e ator, Victor Alen, que relatou sobre a falta de referências humorísticas na cidade, apesar de ter os melhores humoristas do país. “Do que depender de mim, pode ter certeza que esse projeto será aprovado e eu vou falar com a classe artística para se posicionarem a favor porque é um ganho muito grande para o humor. Esse projeto ajuda demais a gente! Vamos juntos fazer pressão pela aprovação!”, enfatiza Victor Alen.
Durante a apresentação do projeto, na última sessão do semestre, 30, Sargento Reginauro defendeu que “Esse projeto certamente poderá ser uma marca da gestão Sarto, logo espero que essa Casa (Câmara Municipal) aprove e que o prefeito entenda a grandeza dessa iniciativa do ponto de vista cultural”. Em resposta, o vereador e vice-presidente da Câmara, Adail Júnior, já antecipou o posicionamento do então prefeito, José Sarto: “com certeza nosso prefeito Sarto sancionará e trará esse projeto como mensagem prefeitoral. Obrigado pela iniciativa! Meus parabéns! Está apoiado e será aprovado pelo Parlamento da nossa cidade!”, disse.
Programa Ieeeii: Vaia do sol
“A vaia cearense se tornou patrimônio, desde quando em 30 de janeiro de 1942, na Praça do Ferreira, tivemos uma vaia do sol. Estava o tempo nublado, então naquele dia o sol apareceu e os cearenses presentes emitiram uma calorosa vaia para o reaparecimento do sol. Um dia icônico!”, explica o ator e diretor, Sargento Reginauro. Contudo, segundo o vereador, o nome do Projeto foi escolhido pois, além da representatividade, também é uma característica única do cearense. Inclusive, Reginauro brinca que a vaia é a forma de identificar um cearense em qualquer lugar do mundo.
Continue lendo:
Barra do Ceará é pauta de reunião com o Secretário de Turismo
Reginauro visita instituição que trabalha prevenção do câncer de mama
Reginauro propõe Auxílio Uniforme para os guardas municipais