O vereador de Fortaleza e mestre em educação, Sargento Reginauro (Pros), questiona sobre a reabertura das escolas, especialmente nesse momento em que o índice de disseminação está em constante redução e que diversos setores já retomaram suas atividades. Segundo ele, a educação é prioridade e as escolas deveriam ser reconhecidas como serviços essenciais.

Em suas redes sociais, o vereador salientou sobre a importância das escolas na vida dos alunos, de modo a afastá-los da criminalidade e ainda ser um refúgio para os pais que já deram início em seus trabalhos. Uma matéria exibida na Rede Globo mostra que pessoas tiveram que pedir demissão de seus empregos para cuidar de seus filhos, mesmo quando era responsável pela única renda da casa.

Inclusive, no mês passado, o também professor, Reginauro, visitou pessoalmente uma escola de médio porte em Fortaleza e viu que é a escola está em plena condição de funcionar com todos os cuidados sanitários exigidos para a não contaminação dos alunos. A visita aconteceu a uma escola no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, que aderiu estratégias como escalonamento, uso obrigatório de máscara, disposição de álcool em gel, medição de temperatura, entre outros.

“As escolas precisam do nosso apoio para não entrarem para a estatística de 180 instituições de ensino fechadas, após declararem falência em Fortaleza. O apoio é fundamental, especialmente para estas que se adaptaram e gastaram o que não tinham para manter o pleno funcionamento. Porém, com a reabertura ou não, cabe aos pais a escolha sobre a participação presencial ou online das aulas“, ressalta o vereador, que solicitou mais alternativas de manutenção ao Ministério Público, além da liberação dos impostos.

Maiores problemas

Assista vídeo abaixo:

View this post on Instagram

⚠️ Milhões de crianças e jovens estão fora da escola, já pensou no que isso pode causar? Estudos comprovam que o fechamento das instituições causa aos alunos principalmente aos mais pobres má nutrição, maior exposição à violência, maior evasão escolar, aumento no índice de gravidez na adolescência e até depressão. ⁣ ⁣ Muitas escolas já estão preparadas para receber esses alunos, claro que de acordo com a escolha dos responsáveis, mas podemos trazer o exemplo de países que retomaram as aulas e permaneceram com índices negativos. A gestão precisa alinhar estratégias com as escolas, porque lidar com as consequências será desafiador. ⁣ ⁣ ⏩ Confira reportagem ⤴️⁣ ⁣

A post shared by Bombeiro Reginauro Sousa (@sargentoreginauro) on

Confira também:

Retomada das atividades: escolas contam com novo prazo

Escolas em Fortaleza sofrem com precarização

Reginauro participa de ato pela educação e direito de escolha das familias

Comentários