Após mais de nove horas de votação ininterruptas na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nesta terça-feira (25), foram aprovadas emendas para o novo Código da Cidade. O vigente foi criado em 1981. Dentre as emendas, destaca-se a ampliação do Projeto Praia Acessível (271/2019) para toda a orla da capital, proposta pelo vereador Sargento Reginauro. Atualmente, o projeto está instalado apenas no aterrinho da Praia de Iracema, na famosa “Praia dos Crush”.

O objetivo é ampliar o projeto para mais quatro pontos da cidade com a intenção gerar uma maior acessibilidade e permitir o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, deficiência ou dificuldade de locomoção ao mar, que hoje representam 23% da população. Os locais de implantação não foram demarcados, tendo em vista a necessidade de análise sobre as condições de inserção na faixa de maré. No entanto, as praias do Caça e Pesca e da região da Barra do Ceará são fortes candidatas para o recebimento do projeto.

Sargento Reginauro é membro da Comissão Especial do Plano Diretor, e com apenas quatro meses do seu primeiro mandato, já garantiu a sua primeira conquista com o intuito de beneficiar as pessoas que não se sentem inclusas, possuindo um olhar mais sensível às pessoas que possuem necessidades especiais.

“É uma vitória do nosso mandato! Mais uma contribuição para o povo de Fortaleza. Esperamos fazer muito mais, ouvindo a população e contribuindo para uma cidade cada vez melhor de se viver!”, ressaltou o vereador Sargento Reginauro, que teve sua proposta aprovada por unanimidade, e faz parte de uma das suas 42 emendas para o Código da Cidade.

> Confira entrevista ao Sistema Verdes Mares:

Praia Acessível

O programa Praia Acessível é de iniciativa da Prefeitura de Fortaleza junto à Secretaria de Turismo da Capital e ao Governo do Ceará e oferece espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, que possibilitam o banho de mar de pessoas com deficiência física e/ou motora ou dificuldade de locomoção. Com cerca de três anos, o projeto atendeu mais de 3 mil pessoas de todas as idades. Sob a orientação de profissionais, o local tem estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança.

 

TRECHOS ONDE SERÃO INSTALADOS OS EQUIPAMENTOS DE ACESSO AO MAR

UNIDADE I – VILA VELHA AO PIRAMBU

UNIDADE II – CENTRO À BEIRA MAR

UNIDADE III – MUCURIPE AO SERVILUZ

UNIDADE IV – PRAIA DO FUTURO

UNIDADE V – SABIAGUABA

Comentários