Na ultima sexta-feira, 8, o vereador de Fortaleza e presidente da Associação dos Profissionais da Segurança junto com o deputado federal Capitão Wagner se reuniram com o tenente-coronel Holanda, do Corpo de Bombeiros, no quartel central da instituição.

Na pauta, a MP 885, efetivo dos bombeiros, melhorias para a Instituição, creche para os filhos dos agentes da segurança, bem como discussão sobre a importância da inspeção predial.

A MP 885, que tramita na Câmara Federal, prevê que os bens apreendidos oriundos do tráfico sejam destinados em até 40% para os estados a fim de serem úteis no combate à violência e a proteção ao cidadão.

Capitão Wagner também afirmou que das emendas que ele, o senador Eduardo Girão e o deputado federal Vaidon Oliveira irão repassar para o Estado chegará em R$ 8 milhões para serem destinados à segurança pública.

Na reunião, coronel Holanda mencionou compras de equipamento que serão efetivados por meio do Governo do Estado do Ceará como medida de trazer melhorias para os que trabalham no Combate a incêndios florestais, urbanos, industriais, em aeródromos (SESCINC), Resgate em grande ângulo, Emergência médica pré-hospitalar, Salvamento aquático ou afogamentos, Desencarceramento em acidentes rodoviários e ferroviários;
Intervenção em incidentes eléctricos, hidráulicos, com matérias perigosas, em incidentes com redes de gás, Corte de árvores em risco iminente de queda, Captura de animais correndo ou oferecendo risco, Resgate de corpos ou bens submersos, Prevenção contra incêndio e pânico; como capacete montana para operações de não incêndio, roupa de proteção contra incêndio, esguincho e pistola.

Os esguinchos que deverão ser usados no combate ao incêndio estão sendo negociados e visa promover o uso consciente do recurso natural, diminuindo o gasto com água e gerando mais pressão a fim da retirada do calor e a rapidez no combate ao incidente.

INSPEÇÃO PREDIAL

Sargento Reginauro destacou sua vitória, quando na última quinta-feira, 7, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza aprovou uma comissão especial para acompanhar o processo de inspeção predial.

A iniciativa foi discutida na reunião da Mesa Diretora e também do Colégio de Líderes, sendo acordada pelos parlamentares diante da importância do tema e clamor da população após o recente desabamento do edifício Andrea.

Leia também: FORTALEZA CHORA!

O objetivo da Comissão é acompanhar e fiscalizar o andamento do projeto-piloto de fiscalização predial da Prefeitura, que visa identificar os riscos estruturais, falhas técnicas em certificados e na execução de reformas em prédios antigos. Conforme o Executivo, as primeiras edificações, públicas e privadas, a receberem a medida serão as dos bairros Centro e Jacarecanga, por concentrarem o maior número de construções velhas.

Sargento Reginauro também destacou que prevê uma parceria com bancos públicos a fim de gerar crédito aos prédios que não possuírem recursos para a manutenção e prevenção, possibilitando uma linha de crédito específica.

Ele também observou que a Prefeitura de Fortaleza falha em não divulgar campanhas educativas, apenas publicizando o que está sendo feito, sem de fato trazer melhorias para a população. “Todos sabemos que a vistoria é importante, mas ninguém questiona o por que, para que, como, e qual o período para ser feita essas intervenções. Portanto, o ideal seria realizar mensagens publicitárias com cunho educativo”.

Leia também: [Artigo] Edifício Andrea: A vida continua!

INCÊNDIO FLORESTAL

O comandante do Corpo de Bombeiros destacou que no Ceará há um aumento de 400% por semestre em incêndio florestal, mas durante o ano de 2019, essa porcentagem saltou, chegando em mil incêndios entre o primeiro semestre e o segundo.

Para ele, a chegada da segunda turma dos bombeiros que aguarda a nomeação, será realocada para o interior a fim de colaborar com o baixo efetivo que lá encontra-se.

CRECHES

Há um estudo para a retomada das creches dos bombeiros, a fim de atender aos filhos dos novos soldados que chegarão à Instituição, favorecendo maior facilidade com pagamento diferenciado, em comparativo com as creches que são encontradas no mercado.

EFETIVO

Atualmente, há um efetivo de cerca de 1.500 homens que preenchem o Corpo de Bombeiros, dos quais 372 estão indo para a reserva no final do ano. A previsão, com o incremento das turmas que aguardam nomeação, é que chegue aos 1.799, ainda abaixo do que é previsto em Lei. Mas coronel Holanda informou que a política do Governo do Estado é finalizar a atual gestão com 2.022 homens. “Eu reconheço que precisamos de um efetivo ideal e por isso eu sempre busco cobrar que precisamos chegar ao número melhor e maior de homens”, pontuou.

Leia mais:

Criação de Frente Parlamentar é sugerida para defender ações de manutenção e prevenção de edificações na audiência pública desta quarta, 6

A T3 precisa ser convocada!

Comentários