Talvez a maior parte da população não tenha conhecimento, mas um policial tem o dever de servir à sociedade estando ou não de plantão, atuando em sua defesa, sob pena de responder criminalmente se não o fizer.

Vi comentários infundados na página do jornal, defendendo a postura do empresário que impediu o delegado de entrar em seu estabelecimento armado. Então vamos aos fatos.

1. O Estatuto do Desarmamento lhe garante o direito de conduzir sua arma em qualquer ambiente. É lei, é direito.
2. “Mas ele iria se embriagar, ou estava embriagado”. Em qualquer das duas possibilidades, o proprietário do tal bar, não tem competência legal para atestar isso e muito menos para impedir seu acesso ao seu estabelecimento por suposições. Se encontrar um policial embriagado portando uma arma, ligue para o 190 e registre a ocorrência.
3. “Mas para quê uma arma num lugar onde só tinha civil?”. Em todo lugar do mundo teremos a mesma situação. Já pensou as igrejas proibindo o acesso de policiais armados, as lojas, os bancos, os ônibus, os trens, os cinemas, os shoppings… Eita criamos o mundo dos sonhos dos criminosos.
4. O policial não é obrigado a usar arma na sua folga e muitos não o fazem. Aqueles que optam por andar armados em sua maioria são homens e mulheres que entendem que devem estar pronto para reagir em defesa da sociedade a qualquer hora do dia ou da noite. Lembram da policial na porta da escola em São Paulo que matou o criminoso que ameaçava país e crianças? Estes devem ser valorizados.
5. Vários atentados já ocorreram em lugares públicos como escolas, bares, cinemas e certamente a presença de um policial armado, mesmo na sua folga, certamente evitaria a morte de muita gente. Vídeos de intervenções de policiais de folga em assaltos a lojas, lotéricas e etc, existem aos montes. Mas o dono da loja poderia ter tentado impedir a entrada do policial armado né? Ainda bem que não, pois a legislação brasileira os ampara.
Quando o tema é segurança pública, antes de querer romantizar ou filosofar lembre-se que estamos no Brasil, talvez alguém até tome seu celular enquanto você lê essa postagem, espero que não e se aparecer algum bandido por aí, espero que um policial, de serviço ou de folga, chegue em tempo e lhe socorra.

Comentários