O vereador Sargento Reginauro denunciou, na última semana de março, a ausência de material escolar nas escolas de Fortaleza, mesmo após 60 dias do início do ano letivo na Capital. Durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o parlamentar lamentou que milhares de alunos da rede pública de ensino fundamental estejam assistindo aulas sem as condições ideais prometidas pelo prefeito Roberto Cláudio.

“Para nossa surpresa, recebemos em nosso mandato vários relatos de pais de alunos do ensino fundamental matriculados na rede pública municipal que ainda estão sem material escolar. Já sondei outras escolas no qual colegas professores e gestores, que preferiram não se identificar por medo de retaliações, confirmaram que as crianças ainda estão sem receber aquilo que é fundamental para a aprendizagem”, destacou Reginauro, que reforçou que não há como pensar em desenvolvimento educacional na cidade com a falta do que é prioritário para garantir o mínimo de qualidade aos estudantes.

Em outros momentos, o parlamentar também trouxe ao plenário da CMFor, outras graves denúncias acerca da educação do município, como a falta de políticas públicas para crianças e adolescentes de rua e ainda a falta de vagas em creches, o que garantem ao mandato de RC, três ações civis por improbidade administrativa e a falta de infraestrutura em escolas. Durante campanha eleitoral para reeleição como prefeito, Roberto Cláudio garantiu a reforma de mais de 200 instituições, mas até o começo de 2019, apenas 8 haviam sido restauradas, o que representa 20% do planejado.

“Como há aprendizagem desse jeito? Como vamos falar de educação de qualidade? Há crianças nessas escolas que comem no chão por não haver refeitório. E a gente ainda consegue ver a gestão falando que estamos avançando nesse setor, que o estado do Ceará e o município de Fortaleza são referências no ensino. São números disso, números daquilo… Eu tenho dito: esses números não representam a realidade”, justificou, solicitando ainda, que os demais vereadores da Casa e o líder do governo RC procurem saber o que está acontecendo e possam dar uma resposta aos pais e funcionários sobre o que houve com o encaminhamento dos materiais escolares.

EM TEMPO

O ano letivo na Capital foi aberto oficialmente pelo prefeito Roberto Cláudio no dia 29 de janeiro. Ao todo, 218 mil estudantes do Infantil I ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA), estão sendo atendidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Comentários