Quatorze policiais militares foram homenageados na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), em alusão aos 184 da Gloriosa Polícia Militar do Ceará (PMCE). A solenidade aconteceu na última quarta-feira (12) e foi proposta pelo vereador Sargento Reginauro, conjuntamente com o vereador Márcio Martins. A intenção da homenagem é reconhecer o excelente serviço prestado por esses profissionais.

“Depois de dez anos é uma honra ser reconhecida por alguém que está próximo, que me acompanha, acompanha o meu trabalho como o Sargento Reginauro.  Foram dez anos de rua ininterruptamente, perdi companheiros, entrei em ocorrências bem pesadas, ,mas gracas a Deus sai ilesa. Agradeço que alguém possa ter visto o quanto a gente gosta do nosso trabalho”, salientou a cabo Lougenes Mouzinho da Silva, que há cinco meses integra o 2º Companhia do Batalhão de Choque (BPChoque), a de Controle de Distúrbios Civis (CDC).

Para o subtenente PM José Pinto da Silva, lotado no 18º Batalhão Policial Militar, o reconhecimento é importante pois fortalece a ideia de que o trabalho realizado está no caminho certo, mesmo diante das carências. “Fazer parte desta homenagem é uma honra muito grande e um reconhecimento perante os meus colegas. A Polícia Militar do Ceará é uma mãe que abraça todo mundo, sem fazer distinção”, disse o militar que recebe pela primeira vez uma homenagem da Câmara Municipal de Fortaleza, após 25 anos de PMCE.

Com treze anos na Polícia Militar, o Capitão QOPM Alano Timbó Magalhães destaca quão gratificante é ser reconhecido pelo seu trabalho. “É uma satisfação muito grande, quem não gosta de ser homenageado não é? É um reconhecimento ao trabalho. Trabalhamos sem pensar em reconhecimento, mas é muito bom saber que pessoas reconhecem o nosso trabalho e isso nos traz um sentimento muito grande de felicidade”, ressaltou o oficial.

A sessão solene contou com a presença do desembargador Emanuel Leite Albuquerque, representando o desembargador Washington Luís, presidente do Tribunal de Justiça do Estado; deputado estadual Soldado Noelio; sargento Clésio Elisiano Queiroz, presidente Associação dos Praças Militares; major PM Marcos, representando o comandante Marcos Luís do PPTur; José Euler, representando o mandato do deputado federal Capitão Wagner (PROS). 

A mulher na Polícia Militar

A capitã Nara Chagas Fernandes Ribeiro, em nome dos homenageados salientou o seu orgulho em integrar a Corporação, porém destacou a luta da mulher por aceitação e reconhecimento. “Exerço essa profissão por paixão e compaixão. Ofereço essa homenagem a minha família que me incentiva e me inspira, a todos policias militares do regimento da Polícia Montada, que lutam para proteger a população colocando em risco a própria vida, e todas as policiais femininas. A história da mulher na PM do Ceará ocorreu há 25 anos. Desde então lutamos para sermos vistas como necessárias para a instituição e para a sociedade”, salienta.

Apesar dos desafios em se tratar de uma instituição majoritariamente masculina, as policiais femininas lutam por espaços. “O número de policiais femininas na instituição é bem reduzido, mas agora aumentou de 5% para 15% de vagas para o público feminino. As mulheres são completamente capazes de fazer o que os homens fazem, assim ela goste. Aliás, tanto as mulheres quanto homens precisam fazer o que gostam para desempenhar um trabalho a contento. Quando você gosta do que faz, você não trabalha!”, segundo a cabo Lougenes Mouzinho da Silva.

Mandato

O subtenente PM José Pinto da Silva afirma que, “o sargento Reginauro é um exemplo a ser seguido, principalmente porque ele serve ao povo de Fortaleza e não a um público específico. Ele representa todo mundo!”, avalia. Já o Capitão QOPM Alano Timbó Magalhães, que é comandante da 2ª Companhia do 5º Batalhão, localizado no Bairro Ellery, destaca a sua relação com o vereador Sargento Reginauro que existe há anos. “Reginauro já é meu amigo de tempos, nossa amizade vai além da relação profissional”, destacou.

Leia também: Policiais Militares do Ceará enfrentam desafios constantemente

 

 

Comentários