Os Profissionais de Optometria no Brasil, lutam pelo reconhecimento e regulamentação da categoria, no qual o Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes reconheceu a qualificação desses profissionais, porém deixou a cargo do Congresso para a devida regulamentação.

Responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular da população, o optometrista é capaz de detectar alterações de acuidade visual, visão cromática, alterações na visão binocular e campo visual. O profissional trabalha na prevenção de doenças oculares e na correção e compensação de erros de refração, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Trabalha ainda com a terapia visual, definindo e executando condutas terapêuticas não invasivas e não medicamentosas. Esses profissionais são importantes, a sociedade precisa e a regulamentação traria oportunidade para que a população tenha mais acesso a saúde, protegendo a visão.

Na terça 04 de outubro de 2021, os Optometristas se manifestaram em Fortaleza, cobrando regulamentação, esteve presente o Vereador do Município de Fortaleza Sargento Reginauro, onde o mesmo se prontificou em montar uma comitiva cearense para que seja recebida pelo Senado em Brasília e já está marcando uma audiência com o Senador Eduardo Girão para levar as demandas da categoria e que seja regulamentada e valorizada.

O Vereador Sargento Reginauro solicitou através do projeto de lei 36/20 que a atividade fosse regulamentada e incluída no rol de serviços de Fortaleza. O projeto segue tramitando na Câmara Municipal. O Parlamentar fala: “Optometria é saúde da visão e todos nós precisamos ter acesso!”

Continue lendo:

Aprovado Projeto do Sargento Reginauro que inclui optometria no rol dos serviços municipais

Sargento Reginauro e Capitão Wagner garantem RGP a pescadores de todo o Brasil

Projeto Fênix visa garantir emprego para mulheres vítimas de violência

Comentários