A aprovação do Projeto Bike Sem Limites, proposto pelo vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro (PROS), é uma vitória para a acessibilidade em Fortaleza, já que assegura a inclusão de bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. O Bike sem Limites dispõe de um percentual mínimo de 10% (dez por cento) de bikes adaptadas, disponíveis em cada estação do sistema de bicicletas compartilhadas, Bicicletar.
O PL 060/2019, inspirado pelo Rafael Brioso, altera a Lei Municipal 10.303, de 23 de dezembro de 2014, que institui a política de transporte cicloviário de Fortaleza. No projeto, as bicicletas poderão ser adaptadas para duas ou mais pessoas, facilitando o transporte de pessoas com deficiência visual, com síndrome de Down, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mobilidade reduzida e idosos, a oportunidade de pedalar com segurança por Fortaleza.
Segundo dados levantados, em 2019, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, quase 25% da população do país. “Vemos que esse projeto beneficiará um número expressivo de pessoas, que, por vezes, ficam isoladas em suas residências, pela falta de um equipamento gratuito que lhe proporcione desfrutar das belezas da cidade e a sensação de liberdade. Quanto mais inclusão social mais pessoas sorrindo e melhorando a qualidade de vida”, salientou o vereador.
Segundo o parlamentar, o projeto vem para garantir acessibilidade nos equipamentos públicos da cidade. “Acreditamos que todos, sem exceção, precisam ser privilegiados com os programas que a Prefeitura de Fortaleza dispõe. Atualmente temos mais de 2 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, e não existe nenhuma bicicleta que possa envolver esses cidadãos em momentos de lazer e vida saudável. Nossa proposta quer garantir qualidade de vida a todos, pois não há preço que pague a alegria de proporcionar a um deficiente visual, a um deficiente físico, a sensação de ter o vento batendo no rosto durante um passeio de bicicleta”, justifica Reginauro.
Sargento Reginauro se alegra com a vitória da inclusão: “Vamos celebrar mais essa vitória, que não é só da inclusão, mas de toda a sociedade fortalezense, pois essas pessoas terão a oportunidade de serem protagonistas do seu momento de lazer, colocando em prática sua vontade e trazendo alegria por onde passarem e motivando outros ao seu redor”.
CONTINUE LENDO:
Confira 20 ações do Sargento Reginauro durante a pandemia
Código da Cidade: Praia Acessível será ampliado com emenda do vereador Sargento Reginauro