O vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro, terá a grande satisfação de realizar um notável sonho: a entrega da medalha que simboliza o reconhecimento do trabalho desempenhado pelo amigo de palco ator, diretor, produtor cultural e dono do Teatro da Praia, Carri Costa.
A sessão solene de entrega do Título de Cidadão Fortalezense acontece no próximo dia 5, sexta-feira, às 19h30, na Câmara Municipal de Fortaleza, e promete reunir toda a classe artística no evento que será memorável a todos que estarão presentes.
Convite
Estão convidados o elenco de Cine Holliúdy, o diretor do filme Halder Gomes, os amigos e artistas do Teatro da Praia, como Solange Teixeira, Lucas Alexandre, William Axel, Neidinha Castelo Branco, Socorro Amarante, Cristiane Carvalho entre outros, bem como os secretários da Cultura Municipal Gilvan Paiva e Estadual, Fabiano Piúba.
O PERCURSO DE CARRI
Originado de Pacajus, Carlos Rinaldo de 53 anos, teve um sonho: alegrar a vida das pessoas por meio da arte. Aos 10 anos de idade iniciou os estudos em artes plásticas no Atelier da Sra. Tereza Nóbrega. Já aos 15 anos passou a ser membro no seminário Salesiano da cidade de Carpina, no interior de Pernambuco, onde teria seu primeiro contato com o Teatro.
Em 1983, depois de ser picado pelo mosquito que traz a deliciosa sensação de ser provocativo por meio da arte, Carri, em Fortaleza, funda o Teatro Galpão e o grupo Siriará. Em seguida, ingressou no Curso de Artes Dramáticas da Universidade Federal do Ceará.
O Teatro da Praia, seu reduto atual, veio 10 anos depois. Lá é sua morada e teatro, além de ponto de cultura. Lugar onde cria artesanato, roteiriza suas peças e recebe artistas para realizarem apresentações.
Carri Costa merece todas as honrarias por ser um cearense de raiz: o que luta, não esmorece para viver um sonho e finalmente torná-lo realidade.
O TÍTULO
O vereador de Fortaleza, há 30 anos já fazia parte da roda viva que é o Teatro no Ceará. Sempre encantou-se com o teatro dramático, com as reflexões que pairam o íntimo do indivíduo, e trazendo à tona grandes análises sobre a religião e o Homem.
Não obstante, participou da Fundação Estação da Luz, entidade filantrópica que leva a arte às criança e aos jovens por meio de peças de teatro, curtas, médias e longa-metragens.
Gratificar Carri foi por seu próprio pedido, e claro, sendo um fiel admirador do artista, que já contracenou nos palcos de teatro, e reconhece a árdua tarefa de manter um teatro de pé sem incentivo de nenhum órgão seja ele municipal ou estadual, concedeu a honraria.
“Foi em um bate papo sobre políticas de incentivo aos artistas, em Fortaleza, que Carri revelou seu sonho de ser reconhecido como cidadão de Fortaleza. Para mim, foi uma surpresa pois sempre achei que já tivesse recebido o título. Quando percebi que não, corri para realizar o sonho deste grande defensor de todos nós, que fazemos arte nessa Cidade”, confessou Reginauro.
O vereador e também artista sente empatia em ver que a cultura é uma semente que regada faz grandes realizações para a sociedade, tornando-a crítica, ainda que seja no cerne do teatro da comédia.