O vereador, Sargento Reginauro, conhece de perto a realidade da periferia de Fortaleza, pois foi na periferia que ele nasceu e é lá que ele mora. Pensando nisso, fundou o projeto social Cidadania Ativa, que tem como objetivo a redução da vulnerabilidade social, a ocupação dos espaços públicos e a promoção da saúde.
É um projeto itinerante, mas possui atuação mais forte no Bairro Ellery, local de origem do vereador. Através desse projeto, crianças, jovens, adultos e idosos têm acesso a educação, esporte e lazer. No Cidadania Ativa a comunidade é protagonista, peça crucial para o desenvolvimento das ações. Lá, o vereador desempenha o papel de professor de educação física, tendo como público-alvo a terceira idade, mas também funciona: escolinha de futsal para crianças de 3 a 14 anos, aula de ritmos para todas as idades, capoeira e cursos profissionalizantes.
Tudo acontece entre parcerias que o vereador Sargento Reginauro firma com grupos, associações e profissionais especializados com a intenção de oferecer à comunidade uma alternativa de qualidade.
“Fortaleza precisa da atenção do poder público, especialmente a periferia que todos os dias sofre com o esquecimento. Eu acredito na figura do vereador como um divisor de águas, pois é dada a ele a missão de fiscalizar a ação do poder público e propor melhorias. E é essa a minha intenção: mudar a vida dos fortalezenses para melhor”, enfatizou Sargento Reginauro.
Como vivencia práticas sociais há anos, o parlamentar sabe bem o jogo de equilíbrio que as Organizações Não Governamentais (ONGs) precisam fazer mensalmente. Apesar de atuarem na ausência do Estado, estas organizações não podem contar com a contribuição financeira do poder público, tendo isso em vista, Reginauro fundou o Cidadania Ativa.