Esta quinta-feira, 14, foi a celebração do esporte por meio da entrega da maior comenda da área que a Câmara Municipal de Fortaleza tem a honra de homenagear. A Medalha do Mérito Desportivo Ayrton Senna foi entregue pelo vereador e professor de educação física, Sargento Reginauro, aos atletas Rodrigo Barroso e Vittória Lopes.

Vittória Lopes acaba de se consagrar no 3° lugar no Mundial Militar, única medalha individual do Brasil, e foi campeã no Relay feminino, além de ter ganho a medalha de prata na categoria mista, na China.

Já Rodrigo Barroso é recordista cearense com a maior metragem já feita em dias consecutivos chegando ao total de 128 km – a maior distância feita por um nadador no Brasil em 2019. Também realizou a terceira maior distância nadada no mundo neste ano.

Para o proponente da sessão solene, Sargento Reginauro, o dia foi de saudar os homenageados, representantes do Ceará, do Brasil no mundo por meio do esporte. “Fiquei ouvindo aqui o currículos feitos de cada um e pensando o quanto o esporte é fundamental no desenvolvimento de uma pessoa do ponto de vista das questões biológicas, da questão psicomotora, da questão do desenvolvimento motor. Mas a questão social e emocional são bastante importantes sobre o quanto o esporte resgatou as vidas ao longo da sua História. Quantos atletas que chegaram no topo como os dois homenageados talvez na idade dessas crianças estavam ainda sonhando o que poderiam ser no futuro e vivendo muitas vezes em meio às maiores dificuldades. Foi  encontrando no futebol, na natação, no vôlei, no basquete, no atletismo uma ferramenta, um mecanismo potente que eu espero ainda um dia ser devidamente reconhecido por todos os nossos governantes para que o esporte atinja seus objetivos dentro das políticas públicas brasileiras, dando muito mais oportunidades a todas as nossas crianças e aos nossos adolescentes que precisam ter boas referências positivas e concretas”, refletiu.

Para a mãe de Vittória Lopes, Hedla Lopes, triatleta e primeira mulher do Norte e Nordeste a participar dos jogos do PanAmericano de natação e tricampeã de travessia do Rio Negro em Manaus, o importante é ter foco e acreditar que é possível conquistar o que é almejado. “A Vittória será uma representante em Tóquio das olimpíadas de 2020. E com sua garra e força de vontade nada seria possível se ela mesma não acreditasse naquilo que deseja. Por isso, eu deixo aqui um recado a todos os presentes: querer é poder. Você é aquilo que você pensa”, motivou.

Já Rodrigo Barroso, 36 anos, que quebrou o recorde cearense em distância no mês de julho de 2019, ao nadar 48km em um único dia, saindo de Fortaleza para o Pecém disse que para conseguir os seus objetivos no esporte foi graças a sua mãe, Liduína Maria Barroso da Fonseca. “O que sou hoje devo graças a minha mãe, que sempre me incentivou quando me colocou nas aulas de natação desde cedo”, disse emocionado. E completou falando para as crianças presentes do projeto Atleta Cidadão que sairão grandes atletas cearenses no futuro. “Essas crianças que aqui estão, serão no futuro outras Vittórias Lopes e Rodrigos Barroso, sendo destaques no esporte e potenciais atletas olímpicos. Claro, que com o incentivo dos governos, para que o esporte tenha o seu lugar reconhecido na mudança de vida de uma pessoa. Por meio do esporte é possível mudar o destino de famílias, jovens e crianças e eu almejo que saiam de nosso estado outros mais representantes nossos”, afirmou.

Finalizando a sessão solene, Vittória Lopes agradeceu a homenagem realizada pelo vereador de Fortaleza, aos seus pais que sempre a apoiaram para o alcance de suas conquistas, bem como a Força Aérea Brasileira. “Estou muito feliz em saber que fui reconhecida por todos que me apoiaram e pelo Sargento Reginauro. Hoje, sinto que estou intensamente realizada, pois quando há motivação dos nossos entes queridos, o que colocamos como meta torna-se mais fácil de conseguir”, finalizou.

A Mesa de Honra foi composta por: Flávio Queiroga, representando a presidente da Federação de Triathlon, Maria de Fátima Figueiredo; o presidente do Conselho Regional de Educação Física, da 5ª Região, Jorge Henrique Monteiro; presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física, Rodrigo Alves; e a triatleta e mãe da homenageada, Hedla Lopes.

 

CURRÍCULO DOS HOMENAGEADOS

O ultramaratonista aquático Rodrigo Barrosoquebrou o recorde cearense de maior distância nadada em Águas Abertas. Outro recorde de caráter nacional foram os 127 quilômetros nadados em seis dias sequenciais, cumprindo a maior distância homologada nadada no Brasil em 2019.

O desafio fez parte do projeto “117 km para uma vida melhor”, no qual Rodrigo percorreu em julho de 2019 o percurso Fortaleza – Mundaú, com cinco paradas ao longo do caminho, totalizando durante os 06 dias, 38 horas de nado em mar aberto. A jornada iniciou no dia 1º de julho, em Fortaleza. Já no primeiro dia, ele e o também ultramaratonista Mario Moreira nadaram 48km, terminando na praia do Pecém, em São Gonçalo do Arrarante.

O projeto surgiu do interesse de Rodrigo em divulgar a prática de esporte como promotora de bem-estar e saúde, e da vontade de realizar uma ação de solidariedade. Por isso, além da prova, a ação também incluiu uma campanha de arrecadação de alimentos, que foram repassados ao Programa Mesa Brasil Sesc.

Praticante de natação desde os 5 anos, foi vice-campeão na primeira feira de maratona aquática do país, em 1997. Foi diversas vezes campeão cearense, por diversas vezes integrou a seleção cearense. Foi um dos que resgatou a prática do polo aquático do Ceará. Pioneiro em águas abertas com 35km. Foi o primeiro cearense que nadou 48km de Fortaleza ao Pecem, e é recordista da maior distância do Brasil e a terceira maior do mundo, totalizando 148km em mar aberto.

A atleta Vittória Lopes é medalhista de prata no Triathlon feminino nos Jogos Pan-Americanos de 2019. Ressalte-se ainda que em 2017, a triatleta foi escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro como vencedora do Prêmio Brasil Olímpico, o “Oscar do esporte nacional”, na modalidade Triathlon. Essa seleção dos melhores atletas em cada modalidade é feita por um juri formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.

Iniciou sua atividade de Fortaleza aos 4 anos na natação. Em 2014 foi convidada a participar de uma atividade promocional de Triathlon. Em 2015 foi convidada pela Confederação Brasileira para um treinamento de alta performance em Portugal. Em 2015 foi 2ª lugar nacional. Em 2016 ficou entre os atletas reservas dos Jogos Olímpicos. Além disso, foi campeã dos jogos na Coreia do Sul, campeã dos Jogos Olímpicos, Campeã Pan-americana diversas vezes campeã sul-americana, brasileira e cearense, entre outros prêmios.

Comentários