Tudo que mais se quer profissionalmente é uma estabilidade financeira. Quando a aprovação daquele concurso tão difícil chega, fica inevitável conter a alegria. O que se espera a partir de então, é a bendita posse. Mas quando esse passo parece não chegar, o medo e a frustação tomam de conta.
É isso que está acontecendo com 218 alunos aprovados no último concurso do estado para aumentar o efetivo do Corpo de Bombeiro Militar. Nessa terça-feira, 14, uma comissão se reuniu em frente ao Palácio da Abolição para cobrar uma resposta do governador Camilo Santana sobre a nomeação desses profissionais.
O vereador de Fortaleza Sargento Reginauro esteve presente e conversou com os bombeiros que esperam a resolução do caso. “O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará tem hoje um efetivo de aproximadamente 1.650 homens para cobrir o Estado inteiro. A previsão em lei é de 3.500 profissionais ativos. Porém, os profissionais que estão trabalhando hoje são basicamente os que entraram na turma de 1995, que completa 24 anos de história na corporação. É preciso que o governo faça a parte dele e nomeie esses homens e mulheres que planejaram todo um futuro a partir desse concurso”, afirmou Reginauro, também presidente da Associação dos Profissionais de Segurança (APS).
De acordo com o edital, já prorrogado pela segunda vez, o vencimento do concurso está previsto para o dia 12 de junho desse ano. A turma já concluiu o curso de formação em novembro do ano passado, entregaram toda a documentação necessária e receberam fardamento.
“Isso é totalmente errado, pois para fazer um curso de formação por seis meses é preciso a gente sair dos nossos empregos. Então muitos de nós aqui, que somos pais de família, ficamos desempregados pra poder fazer esse curso. A promessa era que assim que concluíssemos o curso, chegasse as fardas, a nomeação e fossemos formado. Mas já estamos com seis meses e nada”, reclamou um dos bombeiros da turma 2.
Uma reunião com um representante do governo ficou agendada para a tarde da próxima quarta-feira, 22 na Casa Civil. Sargento Reginauro e mais dois membros da comissão irão conversar com o Major André, do Corpo de Bombeiros. “Já fizemos algumas manifestações tanto na Câmara como nas redes sociais. E na próxima quarta-feira iremos conversar pessoalmente para decidir o dia dessa nomeação”, assegurou.