O NOVO LÍDER (um rito de passagem)]

Um momento épico. Mais um dia para entrar para nossa história. Mais um dia que ficará marcado em nossas memórias.

A história até parece a mesma. Os personagens são os mesmos. Mas a história ganha novos capítulos e outros protagonistas, em especial aquele que ganhou o papel principal dessa nova página da odisseia de todos esses heróis de carne, osso e coração.

Há oito anos exatos estávamos sendo convocados àquela mesma casa por um outro deputado, também policial militar, mas um oficial. E daquela convocação nasceu um movimento revolucionário que mudou a forma como somos vistos por políticos, jornalistas e sociedade, aqui no Ceará. Não mais uma classe sem voz e sem direitos, mas passamos a ser tratados como categoria profissional.

Até hoje ainda vivemos os reflexos daquelas conquistas, ainda que ao longo do tempo, elas fossem perdendo seu valor e mesmo sendo esquecidas.

Dessa vez o deputado era também um policial, mas era um soldado. O primeiro praça a se tornar um deputado na história do Ceará. Muitos duvidaram dele, ao ponto de que o resultado de sua eleição tivesse o desempenho bem abaixo das expectativas, considerando que tinha como seu padrinho o grande recordista de votos do Estado. Mas Deus sabe exaltar os humilhados quando reconhece seus bons propósitos.

A convocação desta vez foi um pouco diferente. Ela foi mais articulada pelas associações, que se mantiveram unidas nesse propósito. Mas o destaque diferencial foi o protagonismo do nosso mais novo líder, Soldado Noelio. Um cartaz nas mãos e um cenário de fundo que poderia ser uma destas montagens que se faz fácil, que coloca a pessoa em qualquer cenário do mundo. Mas não era. Ele preferiu correr o Estado e fazer o convite direto aos companheiros pelos quatro cantos do Ceará. Essa é uma das suas marcas fortes. Uma disposição para ir até onde a tropa está sempre.

O resultado foi ainda melhor do que em 2011. Talvez naquela época tínhamos algo próximo de mil policiais, não tenho certeza. Mas hoje extrapolamos os 1.500 homens e mulheres, e teve um fator surpreendente: caravanas vindas de várias cidades do interior, militares que viajaram mais de 500 quilômetros para confirmar uma provocação feita pelo nosso novo líder: “Dia 05 eu não estarei sozinho”.

Seria um rito de passagem o evento dessa manhã inesquecível de 05 de dezembro de 2019? Mas e o Capitão Wagner, não é ele nosso grande líder?

Faz algum tempo que nosso grande líder, Capitão Wagner, tornou-se também o líder de milhares de outros profissionais que o vêem como a maior esperança de renovação e mudança política em nosso Estado. Isso é ótimo para nós, mas claro, o deixa um pouco mais distante da tropa. Muito mais distante que a tropa desejaria. Porém, se queremos vê-lo como governador do Ceará, temos que nos desapegar um pouco dele.

Mas os grandes e verdadeiros lideres são aqueles que sabem distribuir sua força e despertar novas lideranças. Capitão Wagner é assim. Sempre buscando ver potenciais e virtudes nos que o cercam. Hoje, ele conduziu esse “ritual de passagem”, e comprovou o altruísmo de um líder nato que é.

Foi espontâneo e surpreendente para muitos quando ouviram da boca da maior referência da nossa categoria dizer “Soldado Noelio é o maior líder da Polícia Militar do Ceará”. Era a chancela que ele precisava para ter de direito – o que já vinha se desenhando de fato. Noelio é o homem que está presente nos hospitais quando um praça se acidenta, nas delegacias quando um praça está em dificuldades, além de estar nos destacamentos para denunciar o abandono de nossa tropa.

Nosso maior líder é um soldado. Talvez isso incomode a alguns. Mas cabe aqui um exercício de humildade. Liderança, independe de patente ou diplomas, afinal, Jesus era apenas o filho de um carpinteiro.

Parabéns, Soldado Noelio. Parabéns, policiais e bombeiros que hoje deram início a esse novo capítulo da nossa história.

Para você que deseja também fazer parte e ser lembrado entre os bons que aceitaram o chamado para esse combate, nosso próximo encontro está marcado, e será dia 14/12 às 15:30 na Praça Portugal. Aguardo vocês lá.

Assinado,

Reginauro Sousa Nascimento
Sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará
Vereador de Fortaleza
Presidente da Associação dos Profissionais da Segurança.

Comentários