A Câmara dos Deputados aprovou uma emenda que estabelece uma quarentena para determinadas categorias disputarem as eleições. A emenda foi aprovada na última quarta-feira, 15, por 273 votos favoráveis e 211 contrários. Dentre as categorias afetadas estão juízes, membros do Ministério Público, policiais federais, civis, rodoviários federais e militares, bombeiros militares, guardas municipais e militares das forças armadas.
A medida passaria a valer a partir de 2026 e o prazo obrigatório para o afastamento seria de no mínimo quatro anos. Esse mecanismo estava previsto no texto-base da proposta, aprovado ainda este mês, porém havia sido derrubado. Para entrar em vigor, o Código Eleitoral ainda precisa ser votado pelo Senado e sancionado pelo Presidente, no qual já declarou que vetará caso passe pelo Senado.
Os militares representam valores ligados à direita, essa emenda também tem o intuito de enfraquecer esse espectro político, já que não haverá mais militares concorrendo, pois quem é que vai arriscar sair cinco anos antes da sua profissão, se desvincular completamente da sua profissão para concorrer a um cargo eletivo?
Isso é uma manobra astuta para impedir que pessoas de bem possam disputar o pleito eleitoral, enquanto que condenados e investigados por corrupção gozam de liberdade para concorrer aos cargos eletivos. Esses políticos que votaram a favor de tal medida querem diminuir a concorrência para terem mais chances de se reeleger, se tal medida se concretizar farão o mesmo com outras categorias até chegar ao ponto de que somente os políticos eleitos possam concorrer.
O parlamentar complementa não teremos mais representantes militares lutando pela sociedade, você que votou em mim e está satisfeito com meu trabalho, entenda que muitos outros colegas após mim poderiam vir e fazer um trabalho ainda melhor, isso caso tal medida seja sancionada pelo Senado e Poder Executivo. Todos são iguais perante a lei, assim está escrito no artigo 5º da Constituição, porém tal medida é uma retirada de direitos, é um retrocesso.
Continue lendo:
Reginauro enumera crimes cometidos pelo senador da retroescavadeira (Confira vídeo)
Vereador Sargento Reginauro ensina manobra para salvar bebês de engasgo
Sargento Reginauro participa de filiação da Dayany Bittencourt ao Republicanos