Foi um momento muito emocionante a entrega do Título de Cidadão Fortalezense, que aconteceu na última sexta-feira, 05, na Câmara Municipal de Fortaleza.
No dia, artistas da Cia Molecagem de Teatro, bem como os atores que integram a série Cine Holliúdy, veiculada na rede Globo, o vereador Guilherme Sampaio e o jornalista convidado pelo artista, Richell Martins, compareceram ao momento que todos disseram ser mais que merecido.
O vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro, abriu o seu momento de fala para, de forma apaixonada, expressar o seu sentimento pela arte. “Eu sou artista de coração, de alma, de paixão. Carrego a paixão do fazer teatral há 30 anos”. E, aproveitou para prestar homenagem ao ator Carri Costa. “Carri é um cara acolhedor. Ele abriu as portas do seu teatro, as escancarou de todas as formas quando eu precisei. Penso que este título não é somente para entregar ao Carri, mas para celebrar o teatro cearense, de fazer a nossa arte brilhar para o Brasil”.
Assista aos depoimentos dos artistas sobre Carri Costa:
Veja a galeria de fotos
Reginauro lembrou de sua trajetória na arte e mencionou Carri como já sendo protagonista do teatro, com peças de comédia. “Enquanto eu estava fazendo minhas peças, vivendo a arte, e sendo convocado a fazer o filme Cine Holliúdy, como Cabo Amâncio, personagem de apoio, este cidadão (Carri Costa) já estava fazendo esse mesmo trabalho, de forma verdadeira, de forma isolada. Portanto, é um prazer imenso esta noite chegar nesta Casa e poder falar de cultura, de arte”. E falou da importância de pautar a cultura na Câmara Municipal de Fortaleza. “Estou certo de que nós precisamos cada vez mais deste espaço para discutir cultura, e acredito que teremos tempo para defender esta classe”.
Durante a Sessão Solene, o vereador Guilherme Sampaio também fez sua colocação em defesa de Reginauro por ser mais um soldado da cultura. “Para minha alegria eu ganhei um companheiro de luta numa pauta que eu me vi muitas vezes sozinho no parlamento: da cultura, das artes. O mandato do Reginauro é uma trincheira de luz. Nós precisamos manter e sustentar o mandato de parlamentares como Reginauro para que nós possamos sair do discurso da denúncia e da queixa para o discurso de afirmação. O mandato dele é uma afirmação do lugar da cultura, do projeto de desenvolvimento da cidade que a gente quer. Ou seja, precisamos ter uma consciência política da importância de ocupar estes lugares. Fiquem atentos ao mandato do Reginauro, pois é um mandato que pode oferecer muito para Fortaleza. Portanto vamos prestar atenção”.
Por sua vez Carri Costa após receber o seu tão sonhado Título de Cidadão Fortalezense emocionou a todos em seu discurso. “No grupo escolar da Visconde do Rio Branco me senti artista pela primeira vez. Vieram bisnagas, telas, espátulas e as aulas com a sra. Tereza Nóbrega, primeira artista que conheci. Para mim, o teatro é a minha igreja. E Deus cheirava a tablado. Eis minha primeira e eterna paixão”. E completou o motivo dos quais fez peças com um DNA tão cearense, como as Vizinhas, Tita e Nic. “Eu sempre fui apaixonado por ser cearense. E eu queria que as pessoas vissem isso nas minhas peças de teatro”.
Edmilson Filho, estrela dos filmes Cine Holliúdy I e II, Shaolim do Sertão, e agora, o ator que dá vida ao protagonista Francysgledson, na série global Cine Holliúdy, falou durante a solenidade. “É um orgulho imenso ver o Carri participando desta série. Para mim é só gratidão estar aqui neste dia. Obrigado, Reginauro, por ter me convidado. Tenho um prazer enorme do Carri ser considerado meu amigo, um artista e agora um cidadão fortalezense”, finalizou.
Sem dúvida, o momento ficará para a história e para sempre na vida de todos que tiveram a oportunidade de presenciar.