Nesta quinta-feira, 31, policiais e bombeiros militares se reuniram na Assembleia Legislativa para discutir o aumento salarial bem como à tarde concurseiros participaram de uma audiência pública para discutir sobre o aumento da idade limite para o concurso que possibilita o acesso à Polícia Militar do Ceará e ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Atualmente, para prestar concurso é preciso que o candidato esteja dentro dos requisitos que são apresentados no edital, dentre eles, a idade máxima de 29 anos e 11 meses.

A partir das 10 horas da manhã policiais e bombeiros militares se reuniram no plenário da AL para reivindicar melhores salários e melhores condições de trabalho.

E no período da tarde, uma audiência pública foi realizada para solicitar respostas do Governo do Estado do Ceará do motivo que o Projeto de Indicação que sugere o aumento da idade limite para 35 anos de idade, de autoria do deputado estadual Soldado Noelio, não foi assinado.

Na sala das Comissões, o evento contou com a participação dos membros de ambas as corporações. Compondo a mesa, o deputado que requereu a Audiência, Soldado Noelio, o vereador de Fortaleza e presidente da Associação dos Profissionais da Segurança, Sargento Reginauro, o presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Pedro Queirós, e o professor de curso preparatório para concurso, Airton Moral.

Foram convidados a participar representantes do Governo do Ceará para prestar esclarecimentos sobre os motivos dos quais ainda não está efetivada a proposta que foi aprovada pelos deputados no dia 5 de junho de 2019 em sessão ordinária na Casa.

Sargento Reginauro que tem formação em Educação Física explicou que a idade não interfere nas atividades exercidas pelos profissionais em qualquer uma das corporações.

“Vimos um tenente da reserva do Corpo de Bombeiros Militar que salvou dois turistas na Praia de Iracema esse ano. E ele tem mais de 60 anos de idade. Uma corridinha matinal conseguiu fazer com que ele honrasse a missão de salvar vidas. Portanto, a idade não é um obstáculo, basta que o indivíduo tenha um costume saudável e faça atividade física regularmente para realizar esta tão sonhada profissão por tantas pessoas”, ressaltou.

Uma nova reunião entre os concurseiros, os agentes da segurança pública e os parlamentares será definida na próxima semana a fim de pressionar o governador do Ceará a aceitar e efetivar a entrada de homens e mulheres com mais de 30 anos de idade às corporações.

Comentários