O que se espera em um “clássico rei”? Apenas o espetáculo no campo. A expressão foi cunhada para definir o duelo entre duas equipes rivais do mais alto nível em uma região ou Estado, como por exemplo Flamengo x Vasco; Corinthians x São Paulo; Grêmio x Internacional e aqui, Ceará x Fortaleza.
Contudo, aqui e em ouros lugares do Brasil, o espetáculo do gramado perde da sua beleza por culpa da delinquência de pseudos torcedores. São marginais mesmo. Disfarçados. Não merecem respeito e precisam ser o quanto antes retirados do ambiente esportivo. Lamentavelmente as autoridades competentes têm sido morosas ou até indiferentes a esse problema e a população paga o preço.
Eles depredam bens públicos e privados, agridem pessoas, roubam e até matam, mas seguem impunes.
Essa é mais uma imagem impactante do fim do “clássico rei”. Nosso amigo, Cabo Andreyve do Corpo de Bombeiros, socorrendo uma criança em meio ao desespero de seu pai, que tentava fugir do tumulto criado pelos vândalos.
Poderia ser uma postagem para destacar o salvamento do nosso irmão, mas não é, pois essa tragédia poderia ter sido evitada. Mas situações como esta precisam ser enfrentada pelas nossas autoridades, Ministério Público, Poder Judiciário e Governo do Estado. Não podemos deixar apenas nas mãos da Polícia Militar a responsabilidade de resolver esse problema.